domingo, 4 de novembro de 2012

Gabarito INEP ENEM 2016 - Oficial.

  Para ter acesso às respostas oficiais das questões, leia as instruções abaixo

4. Divulgação dos Resultados

4.1. Por quanto tempo a informação do resultado individual permanecerá disponível?

O Inep manterá o registro dos resultados individuais de todos os participantes da edição 2012 do Enem disponível para consulta eletrônica no mínimo por 2 (dois) anos, contados a partir da divulgação dos resultados.

5. Objetivos e Utilização dos Resultados

5.1. Qual a finalidade do Enem?

A finalidade primordial do Enem é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para acompanhamento da qualidade do Ensino Médio no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira e estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais. O Enem serve, também, para a constituição de parâmetros para a auto-avaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mundo de trabalho.
 

5.2. Posso usar o Enem para ter acesso à Educação Superior?

O Enem tem sido utilizado com sucesso e como mecanismo de acesso à Educação Superior, tanto em programas do Ministério da Educação – Sisu e Prouni –, quanto em processos de permanência – Fies.
 

5.3. O Enem poderá ser usado para certificação no Ensino Médio?

Sim, a certificação é mais uma das possibilidades que o Exame oferece. Os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no Ensino Médio junto a uma das instituições que aderem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições conveniadas está no edital.
 

5.4. Como será realizada a certificação de conclusão do Ensino Médio por meio do Enem?

No ato da inscrição o participante deve indicar a instituição certificadora onde irá solicitar a certificação para fins de conclusão do Ensino Médio. As instituições que firmaram Acordo de Cooperação Técnica para esse fim estão listadas no Edital. A definição dos procedimentos para certificação é responsabilidade das instituições certificadoras. A marcação da opção de certificação no sistema de inscrição pelo PARTICIPANTE implica concessão de autorização ao Inep para o envio de dados e notas obtidas para a Instituição Certificadora indicada pelo PARTICIPANTE.
 

5.5. A Instituição certificadora está relacionada ao local de residência do participante?

Não. A escolha da instituição certificadora pelo participante implica na concessão de autorização ao Inep para o envio de dados e notas obtidas para a Instituição Certificadora escolhida, entre as listadas no Anexo I do Edital.
 

5.6. É o Inep que emite o certificado de conclusão do Ensino Médio?

Não. O Inep apenas encaminha os resultados para a Instituição escolhida pelo participante, para fins de certificação, de acordo com os critérios, diretrizes e procedimentos definidos em regulamentação específica das instituições.
 

5.7. Para o acesso à Educação Superior, os participantes poderão utilizar os resultados do Enem?

Sim. Os resultados do Enem poderão ser utilizados como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso à Educação Superior, bastando para tanto a adesão por parte das Instituições de Educação Superior (IES).
 

5.8. O Inep fornece atestado e certidões?

Não. O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos participantes.

Acesse o portal clicando na palavra INEP para ver o gabarito.

sábado, 3 de novembro de 2012

RESULTADOS ENEM 2012.

  Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico clique aqui INEP, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas, ou seja, no dia 7 de novembro de 2012.

 Os participantes podem acessar os resultados individuais do Enem 2012, no dia 28 de dezembro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Domingo, dia 04, será o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

  No domingo dia 04, acontecerá o segundo dia do exame, os candidatos terão cinco horas e meia para responder a 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, além de escrever a redação.

  Fez o Enem neste sábado e tem dúvidas sobre as provas de ciências humanas e ciências da natureza, envie suas perguntas pelo Twitter.

 

PROVA DE REDAÇÃO E LÍNGUA ESTRANGEIRA

A Prova de Redação será realizada no segundo dia do Enem 2012, 4 de novembro, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para a prova será de 5h30.
A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

O que dá nota zero na Redação:

- Fuga ao tema - Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
- Folha em branco - Entregar a Folha de Redação sem texto escrito;
- Texto insuficiente - Escrever apenas (até) sete linhas;
- Cópia dos textos motivadores – Não desenvolver argumentos próprios;
- Impropérios, desenhos;
- Desrespeito aos direitos humanos.

Dica!

- O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o, explica-o; e é argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.


LÍNGUA ESTRANGEIRA

No segundo dia de provas, 4 de novembro, o participante deve responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol.
Não é permitido trocar a opção no momento da prova.
Se o participante tiver dúvidas, deve conferir o Cartão de Confirmação da Inscrição. Lá está registrada a sua escolha.
Os participantes devem ficar atentos para responder às questões da prova de língua estrangeira que constam no seu Cartão de Confirmação da Inscrição.



 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Enem 2012 passo a passo.

  Espaço criado para tirar dúvidas sobre a inscrição e as provas do Enem 2012.

  Instruções, dicas sobre como se  preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são oito passos simples, do cartão de confirmação até para atendimento especial, que ficam a disposição de quem solicitou. 

  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão do Ministério da Educação encarregado da aplicação da prova do Enem.

   Leia as dicas e boa prova!

  Para saber clique nesse Link e saiba de todos os detalhes.